terça-feira, 30 de dezembro de 2008

MÚSICA

  • MÚSICA_ Estudos confirmam que a música aumenta em até 15% a capacidade de resistência ao esforço físico.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

ARTE COM FITA ADESIVA


  • ARTE COM FITA ADESIVA_ A obra acima é do artista japonês Ryo Sehata que trabalhou-a por completo com fitas adesivas. Somente fita adesiva! "Um dos trabalhos, por exemplo, começou como uma pequena bola de fita em 2006. Dois anos e 4 mil rolos de fita depois, Sehata calcula ter enrolado 140 km de fita adesiva para criar sua arte"_ BBCBrasil.com. A obra faz parte de uma exposição com cerca de 50 peças que também foram concebidas a partir de rolos e mais rolos da fita. O local da exposição, o Museu de Arte Nerima, foi construído onde se instalara anteriormente a primeira fábrica de fita adesiva do Japão. E tome fita adesiva!

sábado, 27 de dezembro de 2008

FUTEBOL, TIETÊ, LUG

  • FUTEBOL ARTE_ Em 1943, um time de nome muito poético foi campeão alagoano da segunda divisão: Olavo Bilac. O poeta Olavo Bilac foi um dos grandes nomes da poesia parnasiana. Sendo inclusive autor da letra do Hino à Bandeira do Brasil.
  • RODOVIÁRIA DO TIETÊ_ O Fantástico (TV Globo) de amanhã (28/12) vai levar ao ar uma reportagem sobre a galera que pega no pesado para que o povão embarque tranqüilo no Terminal Rodoviário do Tietê, na capital paulista.
  • TATIBITATI DO LUG_ Até quando o palhaço Lug (Programa do Lug, Rede Boas Novas) vai tentar se comunicar com as crianças usando aquela linguagem "tatibitati"? Os tempos mudaram! As crianças de hoje convivem com internet, mp-5,6,7... A TV é de plasma, o iPod trás a imagem para a palma da mão. Imaginar que as crianças de hoje pensam como aquelas dos anos 80 é um erro. A linguagem infantil contemporânea não comporta "arcaísmos". Falar a língua das crianças é ser sábio. A criança de hoje "cresceu". O programa é uma oportunidade de ouro, mas... Nunca é tarde para mudar!

TOLSTOI

  • UMA GRANDE MULHER_ No jornal Correio da Paraíba (20/12/08), o colunista Carlos Aranha escreveu sobre Sophia Andreievna Bers. Ela era esposa do escritor russo Leon Tolstoi. Aranha relata que Sophia Bers "copiava à mão as milhares de páginas do original de 'Guerra e paz'", um dos grandes romances da literatura mundial e que fora escrito por Tolstoi. A dedicada esposa fazia isso "noite adentro" como forma de descansar após o árduo trabalho de cuidar dos 13 filhos. Aranha confessa: "Fiquei sabendo disso em crônica de Otto Lara Resende". E conclui: "Só a paixão pela literatura e o amor ao companheiro fariam alguém fazer isso".

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS, KYARABEN

A animação da Pixar 'Wall.E' virou marmita (bento) nas mãos da prendada namorada e dona do blog Anna The Red (Foto: Divulgação)

  • CURIOSIDADE_ Você sabe o que é "kyaraben"? Arte ou hobby? "Kyara, de 'character' (personagem, em inglês) e ben, de 'bentô' (algo como marmita, em japonês), é a arte de criar figuras de desenhos animados, quadrinhos ou videogames com comida de verdade (geralmente arroz, peixe, carne vermelha e vegetais)"_ Portal G1. Uma atividade tradicional no Japão. Kyaraben nada mais é que a arte de decorar marmitas.
  • CINEMA_ O filme Dona Flor e seus dois maridos (1978), de Bruno Barreto, é a produção cinematográfica nacional com maior bilheteria: 12 milhões de cinéfilos. No elenco estavam nomes consagrados do cinema e da TV brasileira, entre eles: Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça.

sábado, 20 de dezembro de 2008

BIBLIOTECA COMUNITÁRIA TOBIAS BARRETO

  • Foi inaugurada no último dia 12 de dezembro, na Vila da Penha (RJ), a Biblioteca Comunitária Tobias Barreto com cerca de 55 mil exemplares. A biblioteca é fruto de um sonho do pedreiro Evandro dos Santos.
  • Na cidade de São Paulo circula um serviço turístico de vans que leva o público interessado num iluminado passeio pela Avenida Paulista e adjacências para curtir a decoração natalina da região. Quem foi gostou!
  • A FLIP/2009 já tem o nome do homenageado: Manuel Bandeira. A festa da literatura em Paraty (RJ) está programada para acontecer entre os dias 1º e 5 de julho.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

NATALELUIA/08, MADONNA, PICHAÇÃO

  • Foi solta hoje (19/12), em São Paulo (SP), a jovem Caroline Pivetta da Motta, de 24 anos. A pichadora havia sido presa no último dia 26 de outubro, quando junto de um grupo de outros pichadores, resolveram "detonar" o andar vazio da 28ª Bienal de Arte de São Paulo. Segundo o advogado Augusto Botelho, responsável por defendê-la, a prisão era exagerada por se tratar de "um crime ambiental com pena máxima de um ano de detenção"_ Portal G1. "A prisão dela por estes 50 dias foi um abuso, uma ilegalidade e uma afronta crucial aos direitos humanos", completou o advogado. Ao ser liberada, a pichadora Caroline Motta saiu sorrindo e exibindo um cartaz com o nome do grupo de baderneiros do qual faz parte. Um levantamento feito pela Justiça provou a existência de boletins de ocorrência e processos contra Caroline por vandalismo/pichação. Novamente os direitos humanos para banalizar a justiça; casos que já vimos aos montes na política, na saúde...
  • E o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, sendo elogiado pela cantora "Mandonna" por ter "liberado o trânsito" para sua "comitiva"? A violência assaltando o Rio de Janeiro e a Polícia abrindo caminho para "Mandonna" e sua comitiva. Olha que Cabral foi eleito pela democracia do voto. Só no Brasil mesmo...
  • Você pode assistir ao vivo o NATALELUIA 2008. Um musical de Natal produzido pela Primeira Igreja Batista de Curitiba (PR). Basta acessar o site www.pibcuritiba.org.br.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

MUSEU DO AUTOMÓVEL

  • O site G1 noticiou no dia 16 de dezembro o estado lastimável em que se encontra o Museu do Automóvel de Caçapava (SP). Os carros abandonados e o prédio em ruínas clamam por restauração. A coleção de automóveis pertencia ao empresário Roberto Lee, já falecido.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

ARTE COM LÁPIS, NUDEZ, PIXAÇÃO


  • "O artista Herb Williams, de 36 anos, usa cerca de 250 mil lápis de cor em seus trabalhos, que custam entre 650 e 40 mil libras (de R$ 2.300 a R$ 143 mil). Os lápis são grudados com um adesivo industrial especial (Foto: Reprodução/Daily Telegraph)"_ In.: g1.com
  • Faleceu na madrugada de sexta-feira (12), a ex-modelo e atriz Bettie Page, 85 anos, famosa pelas fotos eróticas que fez na década de 1950 nos Estados Unidos. O curioso é que Page tornou-se uma cristã convertida, mas seu conceito de nudez não se alterou. Numa entrevista a uma revista do gênero, ela chegou a afirmar que não tinha vergonha das fotos e filmes havia feito. Disse ela: "Deus aprova a nudez. Adão e Eva, no Jardim do Éden, andavam nus como passarinhos". Recentemente emendou: "Boa parte do dinheiro que eu tenho agora é porque eu posei nua. Não me envergonho disso agora, mas ainda não entendo". Page popularizou o termo "pin-up" e sua incursão pelo universo erótico contribuíram à revolução sexual dos anos 60, cujos ideais proliferaram entre a juventude e mexeram com a estrutura familiar.A ex-modelo passou ainda um bom tempo lutando contra uma doença mental. Bettie Mae Page nasceu em 22/04/1923, em Nashville, "e foi mandada para um orfanato com mais duas irmãs depois que o pai dela foi preso. Page descrevia seu pai como um 'monstro sexual' que começou a molestá-la aos 13 anos de idade"_ g1.com. Formou-se em artes e iniciou a carreira como modelo nos anos 1940, quando foi morar em San Francisco (EUA). O pensamento antagônico de Bettie Page quanto aos valores bíblicos sobre a nudez vale uma reflexão: O que você pensa sobre a nudez?
  • A pixação que um grupo de jovens empreendeu no andar vazio da Bienal de São Paulo/2008, por ocasião de sua abertura, ainda está dando o que falar. A única detida, a pixadora Caroline Pivetta da Mota, ocupa desde o dia 29 de outubro uma cela na Penitenciária Feminina Sant´Ana, na zona norte de São Paulo. De um lado, alguns artistas gritam por sua libertação, corroborando com o ato que, segundo os próprios pixadores, foi classificado como "terrorismo poético" e "intervenção artística"; em terreno oposto, as autoridades que vêem tudo como vandalismo. Pelo sim pelo não, fica perguntas no ar: Até que ponto o artista sabe lidar com a liberdade? Liberdade é fazer o que se quer? Arte é contravenção? Talvez a classe artística esteja sendo vítima do próprio veneno!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ÁRVORES DE NATAL

  • Em Barueri (SP), uma árvore de Natal com 7 m de altura foi decorada com 17 cadeiras de rodas. A iniciativa partiu de um empresário local que fará a doação de 300 cadeiras de rodas em Barueri, Carapicuíba e Santana do Parnaíba. A ação, em parceria com a prefeitura de Barueri, faz parte do Dia do Bem, evento comemorativo pelos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • A Represa de Guarapiranga, na Zona Sul de São Paulo, ganhou uma árvore de Natal que mede 35 metros de altura e 50 metros de "alicerce". A árvore foi erguida na Ilha dos Amores. Os dois mil pontos de luz, com destaque para o verde e o amarelo, valorizam o patriotismo.
  • Instalada na Praça do Mirassol, com 102 metros de altura, a árvore de Natal de Natal, capital potiguar, chama a atenção. Vizinho à árvore há um presépio e a casa do Papai Noel. Numa tentativa de associar a festa o nome da cidade_ fundada em 25/12/1599_, algumas das luzes instaladas ficarão permanentes na decoração da cidade.

domingo, 7 de dezembro de 2008


  • Dia 11 de dezembro, às 19h30min, no restaurante do estádio da Ressacada, acontece o lançamento do livro que conta a história do Avaí Futebol Clube, time de futebol de Florianópolis (SC). O autor é o escritor e historiador Alexandrino Barreto Neto. "Na prática, o livro é um almanaque avaiano com informações precisas e preciosas dos 85 anos de glórias do Leão da Ilha"_ www.avaí.com.br. Um presente para a torcida que, apesar dos desastres por ocasião das chuvas, festeja o acesso do Avaí FC à primeira divisão do futebol brasileiro.
  • O mesmo Avaí FC, através do Instituto Avaí e parceria com outras instituições, anuncia a construção do Memorial dos Atletas. Fotos e a história de todos aqueles que já vestiram a camisa do clube azul-e-branco estarão no memorial. Segundo Luciano Corrêa, presidente do Instituto Avaí, “o Memorial não fará distinção entre os atletas, os grandes ídolos da história do clube estarão lado a lado de todos os manezinhos que jogaram pelo Avaí".